terça-feira, 30 de abril de 2019

ODS: Prosperidade


         A prosperidade  é o estado ou qualidade do que é prospero, ou seja, bem sucedida, feliz, e afortunado. A prosperidade é um estado que é cobiçado por quase todos os seres humanos, que desejam atingir padrões de vida que lhe garantem a contínua sensação de contentamento e estabilidade emocional. O que caracteriza a prosperidade é a condição de desenvolvimento e progresso de uma determinada situação, por meio deste presente trabalho.

“Que país eu quero para o futuro?”

     Um país prospero ou seja onde a população tenha uma boa qualidade de vida com o seu próprio estabelecimento comercial, empresas, industrias, oficinas. Para ganhar e fornecer seu próprio dinheiro.

“Se todas as pessoas colaborarem, podemos tornar o nosso país num lugar melhor, mas as mudança vem primeiramente de nós mesmos.”

Ideias e soluções

Inovação da infraestrutura: fornece novas experiências e ideias para a população, adquirir que cada pessoa tenha novas e uma quantidade maior de inovações suportes para alcançar um objetivo final. Fazer com que a população possa ter voz para falar o que deveria melhorar em seu bairro para que o prefeito possa fazer a melhoria a cidade com aquilo que precisa ser feito.”Mas a população também deveria ajudar, limpando calçadas , retirando o lixo acumulado, reciclando garrafas pets coloridas, e em seguida pegar pneus e colocar adubo,depois plantar, sendo assim deixando o bairro mais ecológico.

Ex:
1.    Criar meios de coletas seletivas: para não serem jogados os lixos nas ruas,com próprios itens recicláveis,como caixas de papelão, criar “latas de lixo”, decora-las e especifica-las por seleção,para ser jogado o lixo no seu devido lugar.

2.    Reciclagem e prevenções: ter prevenção com os pneus,também para não causar a reprodução do mosquito “Aedes Aegypht”, o “mosquito da dengue”. pois causando a reprodução do mosquito, acaba por afetar todas as pessoas da comunidade. Reutilizar possíveis itens, e transformar a comunidade num mundo ecologicamente melhor.

3.    Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades um espaço adequado e mais seguro exclusivamente para a população dando a oportunidade de cada pessoa falar o que é, e o que não é necessário  para as mudanças de suas ruas e bairros, para fornecer melhor bem estar no seu dia a dia. 

VIDEO: "O País Que Queremos Para o Futuro."

Alunas do 7º ano descrevendo o país que deseja para o futuro.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)



 Imagem: Adaptação Autossustentável


      O mundo ganhou, em 2015, uma importante agenda com 17 desafios comuns a praticamente todas as nações do planeta: os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Pela primeira vez, a ideia de desenvolvimento sustentável é explicitamente utilizada como norte, e isso podem ser considerados, ao mesmo tempo, positivos e negativos. Positivo pela importância que o tema tem ganhado desde o final da década de 1980 e todo horizonte de possibilidades que abarca quando se trata do casamento entre desenvolvimento e sustentabilidade. E negativo pelo mesmo motivo, ou seja, toda a amplitude e complexidade de conexões trazidas pelo desenvolvimento sustentável podem gerar paralisia do ponto de vista prático, entre outros efeitos.
De qualquer forma, o desenvolvimento sustentável pode ser considerado uma “das mais generosas visões de futuro”, pois considera em sua formulação a preocupação com as atuais e futuras gerações.
Dentro desta visão, a escola desempenha papel central na formação de futuros cidadãos mais solidário e que compreendam seu papel e de sua comunidade na construção de sociedades mais sustentáveis. Os ODS podem (e devem) se tornar uma espécie de bússola que aponta para as questões mais centrais, inspirando a criação de atividades inovadoras e promovendo uma nova relação entre conhecimento e ação e entre o presente e o futuro que queremos.
Apesar das inúmeras possibilidades trazidas pelos ODS e pela Agenda 2030, estes ainda são pouco conhecidos do público escolar.
O primeiro passo, portanto, é aprender um pouco mais sobre a história dos ODS e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (agenda anterior que começou em 2001 e terminou em 2015).
Para isso sugiro a visita ao site oficial da ONU Brasil em: Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Como segundo passo, partilhe.