quarta-feira, 8 de maio de 2019

Como Promover a Melhoria da Educação?


Nos dias atuais, o modelo de educação estão baseados de acordo com convívio e a comunidade que o individuo pertence , sendo assim, podemos distinguir seu grau de aprendizagem de acordo com suas particularidades a cerca da discussão de temas relevantes para a sociedade em que vive.
Ao chegar na escola, o estudante desde seus primeiros passos no ambiente escolar, já traz consigo uma bagagem própria de conhecimentos adquiridos do ambiente externo, ou seja, da comunidade a qual pertence, trazendo saberes a serem lapidados pelos professores, estes por sua vez, encontram de forma também particular seus meios para orientar este indivíduo ao processo infinito de ensino-aprendizagem. Embora esse processo seja infinito, existem fatores que levam o educador a compartilhar experiências diversificadas em meio de redes interligadas através dos meios virtuais no mundo cada dia mais conectado com a internet, fazendo com que as formas de aprender e ensinar tomem rumos distintos com um mesmo objetivo.E essa questão do uso de meios virtuais fazem as pessoas pensarem em como melhorar a educação como:


  • Introduzir a tecnologia na escola
  • Um exemplo é o que esta acontecendo na nossa escola, que esta abrindo um blog para expor os projetos dos seus alunos da ODS  para se tornarem pessoas socialmente construídas.
    É preciso contar com o apoio de professores e outros colaboradores no processo de adotar a tecnologia na escola, afinal, são eles que irão lidar diretamente com a questão, por isso, quanto mais a favor da mudança estiverem, melhor.Além de motivar o uso da tecnologia entre esses profissionais, é preciso ainda ajudá-los a empregá-la da melhor maneira possível, oferecendo treinamentos, aulas de informática e até funcionários auxiliares para deixá-los mais seguros com o uso dos novos recursos.Acompanhar a relação de cada um com as tecnologias adotadas a fim de diagnosticar problemas, receber feedbacks e promover uma melhoria constante também é essencial.

    • Troca de conhecimentos entre os alunos

    Diariamente nos deparamos com os outros, alguns mais semelhantes, outros, mais distintos de nós. Conviver faz parte da habilidade e necessidade que nós, seres humanos, temos para com o nosso grupo, nossa sociedade.
    Por isso devemos trocar conhecimentos e experiências que é quando você  ajuda seu colega do lado a entender o assunto ou compartilhar conhecimentos culturais da sua

    família ou outras coisas, por exemplo na nossa sala há um aluno pernambucano uma cearense e o resto da sala são baianos, e estávamos trocando informações e experiências sobre culinária, pontos turísticos e etc, o que fez agente aprender sobre a região do colega e fornecer mais conhecimento. E se a tal conversa paralela na aula de Matemática, fosse a explicação de um aluno apaixonado por  números para o colega, para quem x e y não fazem o menor sentido? Essa falta de compartilhamento não permite o sentimento de empoderamento pelos estudantes, que cada vez mais se tornam acomodados em uma lógica de simples reprodução do conhecimento

    • Pais precisam acompanhar a vida escolar do filho

    É preciso enfrentar a visão de que o fato de muitos filhos terem hoje mais escolaridade que os pais torna um problema para estes acompanhar a vida escolar. Mais o  importante é o ensino, e o incentivo familiar. isso significa perguntar como foi a aula, o que está sendo
    feito e aprendido, estimular o filho a fazer os deveres de casa, mas nunca dar a resposta do dever, mesmo que ela seja conhecida.Se possível, e havendo condição, é comprovadamente positivo também investir em livros e bens culturais. Pode ser surpreendente, mas há evidências de que isso pode ser mais determinante para o desempenho futuro da criança do que qualquer outra coisa.

    • Valorizar as provas e avaliações

    As temidas provas são um importante instrumento para o aluno e professor. Que de maneira exagerada têm relação com melhor desempenho dos estudantes.A palavra “frequente” é importante para o aluno se manter em dia com os estudos, mas também por outra razão: a avaliação constante é um importante instrumento para que o professor reconheça como o conhecimento está chegando aos alunos e, possa, a partir daí, adaptar seu estilo.E é mais proveitoso devolver as provas com um grau de avaliação qualitativa, em vez de simplesmente “certo” e “errado”.

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